Qual a contribuição que o calcário oferece para a agricultura:
O calcário desempenha papel importante para a agricultura, há muito tempo, ela já contribui para a melhoria e produtividade das lavouras.
Na Europa, a partir do século XVIII, a aplicação de calcário passou a ser utilizada com freqüência para melhorar as propriedades do solo. Aqui no Brasil, somente há pouco mais de 50 anos é que se começou a perceber timidamente os efeitos benéficos da aplicação do corretivo. Hoje, a calagem ideal é um fator decisivo para se ter sucesso na agricultura em nosso país.
Vejamos alguns exemplos de como com calagem é importante para a agricultura:
Os cereais cultivados no Brasil são responsáveis por mais da metade do consumo de fertilizantes utilizados. Veja o caso do milho, têm comportamentos diferentes em relação à acidez do solo, sendo o arroz, em geral, tolerante a níveis mais baixos de pH. As diversas variedades de trigo e milho se adaptam de acordo com as variações de acidez e tipos de solos de cada região. A calagem permite a máxima expressão produtiva de todo tipo de gramínea plantada no país.
Quem é essa? É claro, a cana de açúcar. É muito exigente em relação a nutrientes e a calagem tem se tornado prática constante quando se quer produzir melhor. O controle da acidez das soqueiras através da calagem, além de econômica (quando se considera que uma aplicação serve para várias colheitas), também é fundamental para a reposição de cálcio e magnésio.
A batata é um dos cultivos mais democráticos do Brasil, pois cerca de 24% dos municípios brasileiros produzem a cultura para sua subsistência e também para comercialização. Além disso, a batata-doce apresenta um baixo índice glicêmico. Cultura em que a calagem tem grande importância, pois aumenta a produtividade e o tamanho dos tubérculos.
Na alimentação, o feijão é rico em nutrientes essenciais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. Em grande parte do país ainda é plantado por pequenos produtores. O feijão é uma cultura extensiva que produz melhor em solo corrigido, como é de conhecimento geral.
Produto de grande importância na economia agrícola nacional e responsável pela posição do Brasil como maior fornecedor do suco da fruta no mundo, a laranja também responde pelos rendimentos de pequenos produtores brasileiros que sobrevivem da agricultura. a calagem é importante desde a implantação do pomar. Em pomares instalados, o calcário deve ser incorporado, regularmente, com grade. Uma boa calagem se reflete na colheita, com frutos maiores e sadios.
As frutas são nutritivos e baratos, que além de serem saborosos, contribuem para a prevenção de doenças. Elas também se beneficiam muito com uma calagem correta, pois ficam menos suscetíveis a doenças, produzindo mais e melhor.
Assegura-se que a pastagem seja bem utilizada e mantenha condições favoráveis à sua produtividade e ao desempenho animal. As pastagens se desenvolvem muito melhor em solo corrigido.O calcário ajuda a renovar pastos degradados, ou com baixo teor de Magnésio. Sendo incorporado em maior quantidade na formação das pastagens, tem efeito residual por vários anos.
A soja é a principal cultura extensiva do Brasil (18,5 milhões de hectares, aproximadamente), responsável pela constante ampliação de nossa fronteira agrícola. Se adapta bem solos de baixa fertilidade, onde é fundamental uma calagem bem feita, desde o inicio.
E claro, não poderia faltar o café. A adubação nitrogenada excessiva usada para essa cultura geralmente leva a uma acidificação excessiva do solo. Além disso, o desequilíbrio de nutrientes causado pelo acúmulo de potássio no solo e a aplicação insuficiente de fósforo, na hora em que a planta necessita, prejudicam bastante essa cultura.